CENTRO DE EDUCAÇÃO
INFANTIL PREFEITO ILIÊ VIDAL
SABORES E SABERES
Rio Brilhante – MS
2012
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PREFEITO ILIÊ VIDAL
SABORES E SABERES
Marcela
Marchioro
Maria
Inês Barbosa Anibal
Maria
Hortência Barbosa de Alencar
Renata
da Silva Batista
Rose
Aparecida Ferreira Brasil
Projeto Educacional desenvolvido no
Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, no Município de Rio Brilhante
do Estado de Mato Grosso do Sul.
Rio Brilhante – MS
2012
III Sumário
IV– Justificativa ...............................................................................................
4
V– Objetivo......................................................................................................6
VI– Metodologia...............................................................................................7
VII – Recursos
.................................................................................................8
VIII– Cronograma............................................................................................
9
IX– Avaliação.................................................................................................
10
X– Referência.................................................................................................
11
XI – Anexos ...................................................................................................12
IV – Justificativa
O presente
Projeto Educacional foi realizado no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal,
situado na Rua do Senado, nº 1328, na Vila Trombini. O referido Centro de Educação
Infantil atende alunos na faixa etária de zero a quatro anos e onze meses.
Iniciando seu atendimento às 6h45min até
às 16h45min. A instituição foi criada devido ao crescimento
da cidade e a procura de vários pais, pois, até então, não tinham onde deixar
seus filhos para que pudessem desenvolver suas atividades profissionais. A
instituição tem como finalidade atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional nº 9394/96 art. 29, pág. 12.
“A educação infantil,
primeira etapa da educação básica, tem por finalidade desenvolvimento integral
da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos,
intelectual e social, completando assim a ação da família e da comunidade.”
Sendo assim, o projeto foi idealizado com o tema
“Alimentação”, para ser trabalhada com está faixa etária, complementando assim
a ação da família, associando cuidados e educação em nossa ação pedagógica.
Embasados em uma das orientações do Referencial Curricular Nacional Para a
Educação Infantil, 2001, pág. 23, 24.
Educar significa
proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de
forma integrada, e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades
infantis de ralação interpessoal, de ser e estar com os outros em um a atitude
básica de aceitação, respeito, confiança e acesso, pelas crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Cuidar Significa
ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a
desenvolver as capacidades.
Vamos falar um pouco
sobre a saída da mulher para o mercado de trabalho, que desde então muita coisa
mudou. As crianças de todas as classes sociais começaram a freqüentar as
instituições de educação, pois as mães que antes eram “donas de casa"
passaram a realizar diversas atividades profissionais fora de suas residências,
muitas vezes tendo uma jornada dupla de trabalho, com os cuidados do lar e da
família. Com o tempo reduzido para cuidar dos filhos, as mães passaram a usar
alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos
problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente,
obesidade, com estes dois fatores uma alimentação balanceada é hoje preocupação
mundial.
Com está nova realidade,
a escola tem papel fundamental, em oferecer um espaço em que a educação e os
cuidados se façam presentes, principalmente com a Educação Infantil, que tem
por objetivo complementar a ação da família, na formação de valores, hábitos e
estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Refletindo sobre a
realidade de nossas crianças, que realizam cinco refeições diárias no C. E. I.
e sobre o nosso papel pedagógico o PROJETO SABORES E SABERES será dividido por grupos alimentares:
grãos (arroz, feijão, milho e amendoim) frutas,
verduras e legumes, carne entre outros
alimentos que garantem uma boa saúde. Também não podemos deixar de falar sobre os alimentos que
fazem parte do universo infantil, tais como: pizza, salgadinhos, refrigerantes,
balas, chicletes, bombons, pirulitos, esclarecendo que devem ser consumidos de
forma moderada. Dessa forma, pretendemos criar hábitos mais saudáveis de
alimentação.
O projeto foi
executado nos seguintes níveis de ensino da Educação Básica Nível II A, Nível
II B, Nível II C, Pré A e Pré B durante os meses de maio a novembro do ano
letivo de 2012, sob orientação das professoras, das auxiliares de
desenvolvimento infantil, da direção, coordenação e equipe escolar.
V - Objetivos
Objetivo geral
Promover o contato e a valorização do
consumo de alimentos saudáveis para que os alunos desenvolvam a noção de sua
contribuição para a promoção da boa saúde de maneira atrativa e divertida,
promovendo assim a aprendizagem.
Objetivo Específico
- Identificar vários tipos de alimentos;
- Identificar semelhanças e
diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que
engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar o momento reservado
à alimentação.
- Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
- Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
- Estimular a criatividade, imaginação e a observação;
- Desenvolver a psicomotricidade e a socialização
- Valorizar a alimentação
oferecida na escola.
VI - Metodologia
Escolhemos a metodologia
de projetos, para que pudéssemos organizar melhor o tempo e promover uma
aprendizagem significativa para as crianças. De forma que houvesse a articulação
do conhecimento científico e a realidade espontânea da criança. Conforme salienta (HOFFMANN,1999, p. 43 ).
... os projetos, mais que métodos, são
formas de organizar o tempo de modo a articular propósitos didáticos e
comunicativos, atualizando o aprendizado das crianças, tornando as práticas
vivenciadas na creche ou na escola mais próximas das que estão presentes fora
da escola.
As aulas aconteceram de
forma dinâmica, não somente dentro de sala de aula, mas também fora de sala,
promovendo momentos de interação entre os demais alunos do C.E.I.. Outra
atividade realizada foi a aula passeio, garantindo uma maior integração social.
Esta técnica pedagógica, aula passeio, como sugeriu Freinet (1979)
que “idealizava esta atividade com o
objetivo de trazer motivação, ação e vida para escola.”
VII
– Recursos
Recursos
Humanos
Direção, Coordenação, Professor,
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, Profissionais de Apoio, Alunos, Pais,
Profissionais da área de saúde: Médico, Dentista e Nutricionista, Motorista e
Agricultor.
Recursos Materiais
Papel pardo, papel
sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, computadores, TV, rádio,
DVD, CDs e DVDs musicais e de filmes, livros de história e didáticos, revistas
e jornais, cola, tesoura, giz de cera, alfabeto móvel, máquina fotográfica,
areia, grãos, ônibus, tinta guache, pincel, pincel atômico, cartazes, régua, frutas,
legumes, fantoches.
VIII - CRONOGRAMA
MESES
|
AÇÕES
|
Maio/Junho
|
1. Discutir e elaborar
o projeto
2. Iniciar os trabalhos com as
turmas, de acordo com o planejamento específico; (grãos)
3. Apresentação do Projeto
aos pais por níveis de turma. (reunião)
|
Julho/Agosto
|
1.
Desenvolver as ações previstas, de acordo com o
planejamento específico; (frutas)
|
Setembro/Outubro
|
1.
Desenvolver as ações previstas, de acordo com o
planejamento específico; (legumes e verduras)
2.
Desfile
|
Novembro
|
|
IX - AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer do
projeto, diariamente, individualmente e coletivamente, com um olhar atento e
reflexivo sobre o desenvolvimento de cada um, observando a participação e o
interesse dos alunos pelas novas descobertas.
X – REFERÊNCIAS
Brasil.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96.
Dezembro 1996.
Brasil, Ministério da
Educação Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília
MEC/SEF/: Parma, vol. 1, 2, 3, 2001.
CHAMUSCA,
Lívia. Ser pai e mãe, num contexto de mudanças. Revista Mundo Jovem Um
Jornal de Ideias, Porto Alegre, n. 46, p. 2, mai. 2008.
Coleção Fantasia dos Vegetais.
Edipar. Edições e Participações LTDA. 1997
Coleção Fantasia dos
Vegetais. Edipar. Edições e Participações LTDA. 1998
Coleção Histórias
Clássicas. Editora Avenida
CD – A Galinha Pintadinha
– 3
DVD - Xuxa só para
Baixinhos 10.
HOFFMANN,
Jussara. Avaliação na pré-escola: um
olhar reflexivo sobre a criança. Cadernos Educação Infantil: Mediação, 2000
http://www.saude.rio.rj.gov.br. Semana da Alimentação Escolar – 2005 –
Frutas, Legumes e Verduras pelo menos 5 porções ao dia.
Guia de Hortas, edição 5, local São
Paulo, editora Online, 2008.
XI – ANEXOS
Maria Hortência Barbosa
de Alencar
Maria Inês Barbosa Anibal
Rose Aparecida Ferreira Brasil
Renata da Silva Batista
Marcela Marchioro
PLANEJAMENTO
ESPECÍFICO
DE CADA
NÍVEL
Professora: Maria Hortência Barbosa
de Alencar
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Maria Lucia Rodrigues,
Rosangela de Oliveira Fidélis
Profissional de Apoio: Lenice Dias
Nível: II A
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a atenção integral á
criança com intuito de desenvolver os domínios físico, psicológico, cognitivo e
social, respeitando as possibilidades e características de sua faixa etária.
- Saber e manter os horários para
fazer as refeições, valorizando os momentos reservado a elas.
- Identificar os valores nutritivos
das frutas, legumes, verduras, carne, leite e seus derivados.
- Pesquisar e registrar sobre a
alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes
fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
CROnograma
Bimestre
|
Atividade
|
Maio /Junho
|
|
Julho/Agosto
|
|
Setembro/Outubro
|
|
Novembro
|
|
METODOLOGIA
Para a execução do
projeto foram utilizados diversos materiais que consistiram em livros sobre
alimentação, sucatas (embalagens de alimentos), alimentos trazidos de casa
pelos alunos (desenho, pintura, recorte e colagem, passeio e piquenique).
11 e 12/06/2012--
Conversar em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras
e alimentos para sua saúde e necessidade de higienização dos mesmos.
12/06 -- Historinha sobre
frutas.
14/06/- colagem com
grãos- pipoca, sagu
18/06- conhecimento milho
seco e verde, colagem com o mesmo.
25/06/-cantigas – Meu
limoeiro e salada saladinha;
26/06- parlenda- Um dois feijão com arroz..
28/06 – textura e
pintura atividades frutas.
11/07 – palestra com
nutricionista Andréia Puntel .
Teatro de fantoche das
frutas, texturas e pinturas esponjadas.
Pintar, recortar com as
mãos e colar
30/07- recorte com as mão
e colagem frutas.
02/08- amassamento
diversos legumes.
13/08- história sobre o
abacaxi.
16/08- história com fantoche sobre as frutas.
23/08 – DVD- sobre os
legumes.
30/08- encaixe sobre as
frutas.
03/09-história sobre o alface.
06/09- cantigas de roda
sobre as frutas.
12/09- textura e pintura
das frutas.
19/09- colagem EVA legumes
24/09- massinha das
frutas e legumes.
26/09- Desfile- TEMA
ALIMENTAÇÃO
01/10- pintura no cartaz
uma boa alimentação.
04/10- atividades com a
presença na sala com a lactarista Dona
Maria
09/10- passeio para
conhecer uma horta.
10/10- piquenique na
praça- lanche diversas frutas.
17/10- palestra Dra Daianny
Peris
AVALIAÇÃO
A avaliação será diária e devidamente
registrada através de observações e ocorrerá de forma coletiva, com a
participação do grupo. Os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e
negativos do projeto, através de atividades expostos na sala de aula.
Teatro de fantoches - Frutas
Palestra com Nutricionistas
Professora: Maria Inês Barbosa
Anibal
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Camila Martins Borges,
Giane Siebauer Rapachi Lima e Luciana Squellino Farias Cabral.
Nível: II B
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·
Enfatizar aos os alunos sobre a importância e os motivos
pelos quais nos alimentamos;
·
Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
·
Identificar cores, formas, textura, diferentes alimentos e
seus sabores;
·
Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·
Estimular a linguagem oral e a coordenação.
CRONOGRAMA
Bimestre
|
Atividade
|
Maio /Junho
|
|
Julho/Agosto
|
|
Setembro/Outubro
|
|
Novembro
|
|
METODOLOGIA
No dia 25/ 05 foi discutido sobre a elaboração do projeto,
fizemos então um esqueleto, e uma votação para escolher um nome com todos os funcionários
da creche, ficando determinado assim que o nome do projeto seria “Saberes e
Sabores”. A partir, deste momento, começamos a desenvolver o projeto seguindo o
cronograma geral e específico de cada nível:
Lembrando que, para todos os dias, a
roda de conversa sobre o projeto se tornou uma rotina, feita antes, e depois de
qualquer atividade como forma de conclusão, e até mesmo de avaliação.
11/06 – Neste dia tivemos uma roda de
conversa, onde falei sobre os alimentos. O que as crianças gostavam de comer e
o que conheciam, a partir dali falei sobre a importância da variedade dos
alimentos, e sobre o início do projeto onde estaríamos sempre falando sobre os
alimentos. Para este começo contei também a história “O Amendoim e o Skat”, a
fim de iniciar o projeto com os grãos conforme estava no cronograma.
12/06 – Neste dia através da roda de
conversa mostrei as crianças uma espiga de milho verde e uma seca, abordando o
processo de vida da planta e suas utilidades durante seu ciclo. Neste dia
também as crianças puderam comer milho cozido.
13/06 – Aproveitando o contato
anterior que as crianças tiveram com o milho, para este dia propus uma
atividade de colagem feita em 2 dias, um para colagem de milho, e o outro para
colagem de E.V.A. na espiga (14/06).
19/06 – Neste dia fizemos um passeio
até o supermercado onde fomos comprar pipoca, para comermos e também fazer
atividade. A atividade foi feita em 2 dias, um para pintura do saquinho e
passeio e o outro para fazer a colagem (19 e 20/06).
20/06 - Neste dia assistimos D.V.D.
(Xuxa 10), com foco para as musicas dos alimentos (pipoca, quem quer pão e
salada de frutas), as crianças comeram a pipoca e fizeram colagem com a mesma.
22/06 – Neste dia através da reunião
bimestral foi informado aos pais sobre o projeto que estava sendo desenvolvido.
02/07 – Neste dia através da roda de
conversa falei sobre o amendoim, apresentei a eles o amendoim em casca, e fui
descascando para que vissem e reconhecessem, em seguida sugeri que provassem.
Combinei com eles que no dia seguinte faríamos um passeio até o supermercado
para comprá-lo, já que precisaríamos de mais amendoim para a festa junina do
final da semana. Falei também sobre as delícias que seriam preparadas com o
amendoim.
04/07 - Depois da roda de conversa,
realizamos o passeio conforme combinado no dia anterior.
05/06 - Neste dia encerrei as
atividades com grão na festa junina com alimentos típicos, as crianças puderam
comer amendoim em forma de paçoca, cri-cri e pé de moleque, também comeram bolo
de fubá e pipoca.
11/07 – Neste dia tivemos uma
palestra com a nutricionista Andréia Puntel B. Mônaco, com
o tema “Alimentação Saudável, Desnutrição e Obesidade”, essa palestra foi para
todos os funcionários alunos e pais.
31/07 – Depois das férias retomei as
aulas com uma roda de conversa lembrando do nosso projeto e tudo o que já
tínhamos feito. Lembrei também das nossas comidas diárias. Propus uma atividade
com colagem de arroz e feijão feita em dois dias (31/07 e 01/08), para tanto
contei a historinha do “João e o Pé de Feijão” aproveitei também para abordar
boas maneiras como; não deixar sobras no prato, não pegar comida com a mão, e
nem mexer na comida do amiguinho.
08/08 – Neste dia tivemos uma
palestra com a dentista Dra. Joana V. Marques com o tema “Alimentação Saudável,
Dentes Bonitos”, essa palestra foi para todos os funcionários alunos e pais.
13/08 – Comecei neste dia a trabalhar
com as frutas através da roda de conversa, perguntei a eles o que eles
conheciam o que gostavam, e o que não gostavam e a partir deste dia o nosso
tema seria as frutas. Neste dia enviamos também um bilhete aos pais pedindo que
colaborassem com nosso projeto enviando para nós algumas frutas. Para tanto
especificamos a fruta e a quantidade de cada uma, para que assim, tivéssemos
uma grande variedade delas.
14/ 08 – A participação dos pais foi
muito importante, pois recebemos uma grande quantidade e variedade de frutas.
As crianças também ficaram muito contentes com aquilo que puderam trazer.
Depois de expor as frutas na sala, perguntar quem trouxe, explorar o nome, as
cores e o tamanho, separei elas por durabilidade, e assim pude trabalhar com
elas a semana toda. Neste dia separamos as frutas com menos durabilidade para
fazermos à degustação (morango, uva e kiwi).
15/08 – Neste dia fiz o mesmo
processo do dia anterior com exposição das frutas, exploração das cores, formas
tamanho e textura. Neste dia também trabalhei o azedo aproveitando o abacaxi, e
falei que algumas frutas como o abacaxi, se tornavam doces e sucos, para
completar a aula fizemos um suco de abacaxi.
16/08 – Para este dia contei várias
historinhas “ Banana, o bom de Bola”, “Laranjinha o Azarado” e Maçazinha vai a
Escola”, propus também uma atividade de pintura do abacaxi
17/08 – Neste dia através do passeio
fizemos o piquenique das frutas na AABB, onde pudemos cortar e oferecer vários
tipos de frutas, também deixei que as crianças escolhessem o que mais gostavam,
respeitando assim os seus gosto e suas preferências.
17/08 – Neste dia depois da roda de
conversa e exploração visual com cartazes, contei a historinha da “Branca de
Neve”, depois fizemos uma atividade de amassamento coletivo com papel crepom,
as crianças amassavam e colocavam em uma caixa, depois eu chamava uma a uma
para fazer a colagem no cartaz da maçã explorando assim a sua principal cor
(vermelha).
04/09 – Neste dia contei várias
historinhas “Kiwi, o vendedor”, “Sândi a Melancia” e “A tacada de Dona Pêra”,
depois propus uma atividade de pintura com molde vazado.
11/09 – Para este dia propus uma
atividade de folheação onde as crianças procuraram nas revistas qualquer tipo
de fruta, levava para mim e eu as recortava. Em um segundo momento depois das
frutas recortadas eu chamava uma a uma e elas iam colando no cartaz, deixei o
cartaz por um tempo na sala para exploração e conclusão do trabalho.
12/09 – Neste dia a atividade
proposta foi fantoche das frutas, onde as crianças pintavam com dedo e tinta a
fruta preferida, pintavam também o palito de picolé, depois eles puderam
brincar e levar para casa o fantoche.
26/09 – Neste dia participamos do
desfile em comemoração ao aniversario da cidade com o tema de nosso projeto
“Saberes e Sabores”.
17/08 – Neste dia comecei a trabalhar
os legumes e as verduras com uma roda de conversa, depois contei a história da “A
Couve e os Caracóis”, também peguei um alface, cenoura e batata que tínhamos na
cozinha para mostrar para as crianças.
18/08 – Neste dia propus uma
atividade de pintura da alface, eu chamava as crianças uma a uma elas pintavam
com pincel e tinta verde.
02/10 – Para este dia programamos uma
visita ate a horta, nos fomos de ônibus, caminhamos por entre os canteiros, e
as crianças puderam ver de onde vinham as verduras que eles comiam. Foi bem
divertido os ouvir chamar os canteiros de salada.
16/10 – Tiramos esse dia para
organização do nosso projeto, ajustar as finalizações, as datas e tudo mais.
17/03 – Neste dia tivemos uma
palestra com a Dra. Daianny B. Peres, ela trouxe alguns alimentos para expor,
falou sobre sua importância e importância de nos alimentar bem.
30/10 – Neste dia fizemos à
culminância de nosso projeto onde cada sala fez uma apresentação, expomos
nossos trabalhos e decoramos com frutas e verduras. Minha sala apresentou a
música da Xuxa “Pipoca” e para concluir tivemos uma deliciosa salada de frutas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações analisando o
interesse, motivação, questionamento e participação dos alunos, sendo ela,
individual e coletiva.
Apresentação música Pipoca
Palestra com a Dentista
Professora: Rose Aparecida Ferreira
Brasil
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Andréia Cristina Pereira
Calado, Marlise Gisele Souza Ferreira Schawde
Nível: II C
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os vários tipos de alimentos e preferências
alimentares do aluno.
Desenvolver o conceito de alimentação
e saúde.
Identificar conceito de cores,
formas, quantidade, sabores e texturas de vários tipos de alimentos.
Estimular a linguagem
oral,coordenação motora , criatividade e observação.
Valorizar a alimentação oferecida no C.E.I.
CRONOGRAMA
Bimestre
|
Atividade
|
Maio / Junho
|
Conversa com os professores
e coordenadora para execução do projeto
12 / 06 Informativo aos pais
Roda da Conversa
Trabalho com grãos –
colagem e pintura.
D.V.D “Patati-Patata”
histórias
passeios
|
Julho / Agosto
|
11/ 07 Palestra nutricionista Andréia Puntel
Basso Mônaco e Aline Gonçalves.
Navarrete de Paula
08/08 Palestra dentista
Joana Vasconcellos Marques
Apresentação das
frutas
DVD – Xuxa
histórias
Cartazes sobre alimentação
Conhecimento dos sabores
das frutas
Cores e formas
Recorte e colagem
passeios
|
Setembro / Outubro
|
Palestra com a Dr. Dayanne
Apresentação de legumes e
verduras
Desfile cívico
Teatro de fantoches
Passeio na horta
D.V.D, histórias
Pintura esponjada, recorte,
cores ,formas e alinhavo
Classificação
|
Novembro
|
Finalização do projeto,
entrega de relatórios e culminância.
|
METODOLOGIA
25/05 – Conversamos com a equipe para combinar sobre a execução do projeto, o nome, o cronograma, a forma e metodologia de trabalho para cada nível de ensino. A partir desta data o tema do projeto foi abordado diariamente, ressaltando a importância de uma boa alimentação, a roda de conversa faz parte da nossa rotina e durante esse tempo foi de extrema importância para o desenvolvimento do nosso trabalho mesmo que neste dia não fosse desenvolvido nenhuma atividade relacionada ao tema.
11/06- Apresentação do tema para os
alunos, ressaltando a importância de uma boa alimentação e visita da Dentista
Joana Vasconsellos Marques em sala orientando sobre os cuidados com a higiene
bucal orientando para uma alimentação saudável.
12/06 – apresentamos o informativo
sobre o projeto para os pais pedindo o apoio deles sobre o trabalho durante
esse ano; pois a criança quando aprende a importância da boa alimentação ele
seguirá com saúde e bem estar,apresentação do grão milho,cor, forma,colagem no
milho,hoje foi servido milho cozido na hora do lanche para todas as crianças do
C.E.I.
13/06 – assistimos o vídeo do
Patati/Patata enfatizando a música:” come ,come ...Pra mamãe ficar feliz”,
conversando sobre os alimentos que aparecem no vídeo.
14/06 –linguagem oral, enfatizando o
alimento que cada criança gosta.
18/06 – apresentar o grão amendoim, visita ao supermercado para comprar
o amendoim e observar os alimentos que
eles conhecem, observar milho,canjica e amendoim nas suas diversas
formas.( enlatados.alimentos derivados)
26/06–apresentar o grão amendoim nas
suas diversas formas: com casca, no pacote, doce e salgado, experimentar,
trabalhar noções de cheio e vazio/dentro /fora ,colando o amendoim.
27/06- visita a casa da tia Marlise
para fazer o docinho cri-cri, utilizando o grão trabalhado amendoim, as
crianças participara ajudando na quantidade de ingredientes que compõem a
receita,depois de pronto provar o docinho assistindo o D.V.D. do Teletubbies “
Descobrindo os alimentos” só uma criança não comeu o docinho, os outros
adoraram.
11/07 – palestra com as
Nutricionistas Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline Gonçalves Navarrete de
Paula, a palestra foi realizada com os pais, junto de algumas auxiliares,
direção e coordenação, elas usaram de palavras simples de fácil compreensão
para que os pais pudessem entender e usufruir das explicações para uma vida
mais saudável.
30/07- retomar o tema alimentação,
enfatizando os alimentos consumidos no C.E.I., como frutas, legumes,
verduras,leite,pão,carne. Recorte dirigido sobre todos os tipos de alimentos,
confecção de cartaz.
08/08 – palestra com a dentista Joana
Vasconcellos Marques foi realizada com a presença de pais, direção, coordenação
e auxiliares, incentivando a boa alimentação para que assim as crianças terem
uma boa saúde assim os hábitos de higiene viriam apenas a acrescentar na vida
de qualidade que todos procuram.
13/08 –“Historinha” O sanduíche de
dona Maricota”, conversa sobre os alimentos que aparecem na história, o alimento que mais gostam.
14/08 – apresentação dos grãos arroz
/feijão, importância, colagem co o feijão, cantar a música da Xuxa:
“comer..comer”
27/08 –. Apresentação do “cartaz com
figuras dos alimentos” cada criança escolhe seu alimento preferido e explica
porque gosta, qual a cor, se é doce, salgado.quase todas as crianças escolheram
alimentos que apreciam no C.E.I., apenas duas crianças escolheram o sorvete,
informativo aos pais para que tragam a fruta especificada para
degustação,atividade coletiva: colagem
com e.v.a picado dento da maçã,cor vermelho.
28/08 – hoje montamos um mesa com as
frutas que as crianças trouxeram para degustação, apresentamos as frutas,
descobrindo seu cheiro, forma, cor,tamanho,todas as crianças tiveram a
oportunidade de provar frutas que não consumimos diariamente aqui no C.E.I. e
que talvez para algumas ainda sejam
desconhecidas.(abacaxi,kiwi,uva,manga,morango,laranja,ameixa,banana)
30/08- continuidade da aula anterior,
frutas, hoje trouxe a centrífuga para fazermos um suco de abacaxi com a
participação das crianças, cada criança colaborou um pouquinho, eles adoraram a
idéia já que o abacaxi entrava a fruta
em pedaço e saia suco, depois o suco foi
batido no liquidificador e todos experimentaram, eles ficaram encantados com
esta aula.
31/08 – pintura molde vazado da banana, cor amarelo.
04/09 –aula passeio na AABB com
observação das árvores frutíferas que pudéssemos encontrar no caminho; eles
observaram e encontraram o pé de manga e ameixa, paramos para provar as ameixas.
06/09 – pintura esponjada da fruta : laranja,
ressaltando cor e forma da fruta.
11/09 – recorte dirigido frutas, recortar
o pontilhado até chegar a fruta.
17/09 – alinhavo: fruta banana,
história com fantoches frutas e legumes.
18/10 – passeio na casa da tia
Marlise para observar o pé de jabuticaba e experimentar a fruta, acharam bonita
a árvore mas poucas crianças gostaram da fruta as outras demonstraram repulsa,
reforçar o cuidado com a preservação do ambiente, não cortando as árvores.
20/09 – apresentação dos legumes e
verduras, falar sobre a salada e outros alimentos que consumimos no C.E.I,
experimentar o tomate, a cenoura, falar sobre as cores, formas, cheiro,
textura,a importância de uma alimentação saudável, colagem na cenoura com
e.v.a. picado.
24/09- classificar apenas as frutas,
colorir.
25/09- apresentação verdura, mostrar
o alface, cor verde e forma, molde vazado pintura do alface.
26/09- Desfile cívico com o tema do
projeto: “Saberes e Sabores” com envolvimento de alunos, professores , diretora,
coordenadora e auxiliares de desenvolvimento infantil.
27/09- conversa para o grupo sobre
legumes e verduras e o passeio na horta que iremos fazer,eles ficaram bastante
ansiosos, importância de comer a saladinha.
28/09- o aluno Felipe Gabriel trouxe para
o C.E.I, hoje dois pacotes de sementes,beterraba e cenoura,não recordando se
tínhamos pedido ligamos para a mãe, e ela nos relato que ele quis ir ao mercado
comprar porque a tia tinha falado que
ele iria a horta, achei lindo pois neste momentos conseguimos enxergar
que a criança aprende de maneira lúdica,e leva este conhecimento para onde for.
02-10-fomos de ônibus até a horta
onde eles puderam andar e conhecer os produtos desde como eles nascem, quem
planta, como consumir e eles puderam apreciar as novidades que muitos não
tinham conhecimento nenhum.
16/10- palestra para os
pais,professore e aluno na manhã com a doutora Daiane, falando sobre a higiene
e alimentação. Ela usou uma linguagem lúdica onde todas as crianças ficaram
atentas ao tema e quando retornaram a sala conseguiram transmitir o que
tinham escutado la fora. Ela usou fantoches do leão rei da selva e amigo das
crianças, ressaltando que os animais ficam felizes quando a criança come frutas
, verduras e legumes.Hoje no almoço todas as crianças comeram a salada
lembrando que os animais ficariam felizes.
30-10. encerramento do projeto com
apresentações de cada nível, nós apresentamos a música da Xuxa “ salada mista”,
depois das apresentações as crianças comeram uma salada de frutas, contamos com
a presença da nutricionista: Aline Gonçalves. Navarrete de Paula.
AVALIAÇÃO
Durante a execução do
projeto a avaliação foi diária, observando a evolução das crianças, por meio da
participação e interesse com o grupo enquanto realizavam as atividades
propostas.
Conhecendo as
frutas
Professora: Renata da Silva Batista
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil:
Adriana dos Santos Silva, Géssica
Rosendo dos Santos.
Profissional de Apoio: Luciana Amorim Souza
Nível: Pré I A
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar vários tipos de
alimentos;
- Desenvolver o conceito de
alimentação e saúde;
- Desenvolver os conceitos de
quantidade, cores e formas;
- Estimular a criatividade,
imaginação e a observação;
- Desenvolver a psicomotricidade e
a socialização.
- Refletir sobre as suas ações
diárias em relação a sua alimentação, higiene e saúde;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e
ao bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à
alimentação;
- Valorizar a alimentação
oferecida na escola;
- Ampliar o conhecimento que possuem, socializar,
desenvolver a coordenação viso – motora, a linguagem oral, a criatividade
e a imaginação.
CRONOGRAMA
Meses
|
Atividade
|
Maio / Junho
|
25/ 05: Conversa entre os professores e coordenação para
definir as ações para o desenvolvimento do projeto, escolha do nome,
juntamente com as auxiliares.
04/06: roda da conversa com os alunos, informando-os sobre
o projeto e inicio das atividades referentes ao projeto. Trabalhamos os grãos
(arroz, feijão, milho e amendoim)
19 / 06: Informativo aos pais, comunicando sobre o projeto.
|
Julho / Agosto
|
11/ 07: Palestra
nutricionista Andréia Puntel Basso Mônaco e
Aline Gonçalves. Navarrete de Paula.
08/08: Palestra dentista Joana Vasconcellos Marques
24/08: Apresentação das frutas, com a colaboração dos pais
que enviaram ao C.E.I. a fruta de preferência de seu filho.
30/08: Piquinique.
|
Setembro/Outubro
|
Palestra com a Dr. Dayanne
Barbosa Peris.
Apresentação de legumes e
verduras através de cartazes.
Apresentação do projeto no
desfile.
Passeio até a horta.
|
Novembro
|
Encerramento do projeto com apresentações.
|
METODOLOGIA
13/06: Apresentação milho, onde
experimentaram o milho cozido e na hora do almoço comeram creme de milho.
Pintura e colagem do milho.
18/06: Apresentação do amendoim na
casca e comeram amendoim torrado. Colagem de areia na vogal A da palavra
amendoim.
19/06: Os alunos prepararam um
docinho com amendoim torrado.
20/06: Leitura da história João e o
pé de feijão. Apresentação dos grãos arroz e feijão. Atividade de coordenação
motora com colagem dos grãos apresentados.
02/08: Leitura de histórias que tinha
como personagens algumas frutas, pintura coletiva das frutas em tamanho
ampliado.
03/08: Recorte e colagem das frutas
(cartaz coletivo).
24/08: Pintura da laranja com tinta
guache. Fizemos o suco de frutas juntamente com os alunos.
25/08: Leitura da história da maçã,
pintura do molde vazado da maçã.
30/08: Foi promovido o dia da fruta,
onde cada aluno trouxe de casa a fruta que mais gostava depois realizamos uma
aula-passeio até a AABB, para que os alunos pudessem saborear as frutas.
17/09: Apresentação dos legumes e das
verduras através de cartazes e ouviram a música do Palavra cantada “Que que tem
na sopa do neném.
18/09: Leitura da história da
beterraba e pintura, rasgadura e colagem do legume.
20/09: Leitura da história da
cenoura, textura e alinhavo do legume.
17/10: Palestra com a doutora Daianny
Barbosa Peris com tema Higiene e Saúde.
30/10: Encerramento do projeto com
apresentação de todas as salas.
AVALIAÇÃO
A avaliação foi diária, através da observação e acompanhamento das
crianças, o envolvimento e interesse e interação durante a execução das atividades.
Professora: Marcela Marchioro
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Fátima Rodrigues de Souza e Vanesa da
Silva Plens
Profissional de Apoio: Daniele Silva Muniz
Nível: Pré B
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar aos bons hábitos alimentares.
- Valorizar toda refeição oferecida
no C.E.I.
- Identificar cor, sabor, textura e
forma dos alimentos.
- Estimular a criatividade, a
observação e a imaginação.
- Demonstrar a importância da boa alimentação.
- Ampliar a coordenação motora ampla
e fina.
- Reconhecer letras do alfabeto e
números.
- Incentivar a socialização das
turmas.
CRONOGRAMA
Bimestre
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Atividade
|
Maio / Junho
|
Conversa com os professores
e coordenadora para execução do projeto
Informativo aos pais
Roda da Conversa
Trabalho com grãos –
colagem e pintura
|
Julho / Agosto
|
Palestra nutricionista
Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline
Gonçalves. Navarrete de Paula
Palestra dentista Joana
Vasconcellos Marques
Apresentação das
frutas - com piquenique
DVD – Xuxa
Cartazes sobre alimentação
Conhecimento dos sabores
das frutas
Cores e formas
|
Setembro / Outubro
|
Palestra com a Dr. Dayanne
Apresentação de legumes e
verduras
Desfile
Passeio na horta
Culminância
|
Novembro
|
Finalização do projeto,
entrega de relatórios.
|
METODOLOGIA
25/05 – Conversamos com a equipe para combinar
sobre a execução do projeto, o nome, o cronograma, a forma e metodologia de trabalho para cada
nível de ensino.
12 e 13/06 - Trabalho com a letra P
da pipoca onde na festa junina foi explicado.
19/06 – Apresentamos o informativo
sobre o projeto para os pais pedindo o apoio deles sobre o trabalho durante
esse ano; pois a criança quando aprende a importância da boa alimentação ele
seguirá com saúde e bem estar.
20/06 – Passeio para comprar e
conhecer os grãos (pipoca, amendoim, e canjica)
25/06 – Colagem na palavra pipoca
(estourada)
28/06 – Amendoim com casca,
explicação sobre a plantação, colheita e consumo. Preparação pé-de-moleque.
01/07 – Plantação, colheita até
industrialização para o consumo, colagem feijão no caminho do carro ( arroz e
feijão).
O trabalho com grãos foi realizado
pela professora Noeli que ministrou as aulas durante a licença da professora
titular.
11/07 – Palestra com as
Nutricionistas Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline Gonçalves Navarrete de
Paula, a palestra foi realizada com os pais, junto de algumas auxiliares,
direção e coordenação, elas usaram de palavras simples de fácil compreensão
para que os pais pudessem entender e usufruir das explicações para uma vida
mais saudável.
08/08 – Palestra com a dentista Joana
Vasconcellos Marques foi realizada com a presença de pais, direção, coordenação
e auxiliares, incentivando a boa alimentação para que assim as crianças terem
uma boa saúde assim os hábitos de higiene viriam apenas a acrescentar na vida
de qualidade que todos procuram.
13/08 – Assistimos o DVD da Xuxa onde
apresentamos sobre a alimentação (as musicas trabalhadas foram: Comer comer,
Pipoca, Quem quer pão?, Salada de frutas, Careta de limão, Choco chocolate,
Pizza, Sopa de Letrinhas) eles assistiram e comentamos sobre as letras da
musica, na sopa de letrinhas eles comentaram sobre a letra do seu nome. Com a apresentação
de cartazes sobre a alimentação, falamos do piquenique que será feito, que eles
vão trazer de casa uma fruta para ser consumida por todos os colegas juntos,
eles adoraram a idéia.
14/08 – Apresentação das frutas que
temos no C.E.I.; recorte e colagem para montar cartazes sobre as frutas e
verduras. Enviamos bilhete para os pais pedindo apoio em nos encaminhar frutas
para nosso piquenique.
15/08 – Músicas salada mista e
abóbora para cantar com eles, saborear individualmente maça, banana e realizar
um desenho sobre as frutas que eles conhecem.
16/08 – Piquenique ma AABB saboreando
as frutas individualmente ( uva, melão, pêra, goiaba, uva e maracujá). O
consumo das frutas foi maravilhoso todos queriam experimentar, até o limão como
eles haviam assistido no DVD eles fizeram careta, mas pediam bis depois, o
maracujá foi a fruta que eles menos apreciaram, o melão foi o mais pedido.
17/08 – Pintura coletiva do cartaz
para realização da releitura. (realizamos outro passeio para saborear as frutas
que havia sobrado do passeio anterior)
20/08 – Realização da releitura do
cartaz coletivo, eles deveriam pintar de acordo com o cartaz feito na aula
anterior.
17/09 – Conversamos sobre as verduras
e legumes, incentivando o consumo e apresentando os nomes com ênfase na letra
inicial. Realizaram a pintura dos legumes e verduras.
18/09 – Assistimos o DVD Os Vegetais,
uma conversa sobre os legumes e verduras que fazem muito bem a saúde. É
complicado para eles diferenciar legumes de verduras, falamos muito então em
salada, para melhor absorção do conteúdo.
19/09 – Consumimos a cenoura crua,
apresentamos legumes e explicamos cartazes e orientamos sobre o passeio na
horta.
20/09 – Com um carimbo feito de
batatinha eles fizeram uma árvore carimbada com as mãos e o carimbo da
batatinha para ilustrar a paisagem em comemoração do dia da árvore.
26/09
- Foi realizado o desfile cívico da cidade e nosso C.E.I. apresentou o
projeto, as crianças da nossa sala desfilaram com macacão colorido
representando uma fruta.
01/10 – Relembramos sobre os legumes
e verduras que consumimos nos almoços oferecidos pelo C.E.I. e questionamos o
que eles consomem em
casa. Falamos sobre a
aula passeio que irá acontecer no dia seguinte.
02/10 – Fomos de ônibus ate a horta
onde eles puderam andar e conhecer os produtos desde como eles nascem, quem
planta, como consumir e eles puderam apreciar as novidades que muitos não
tinham conhecimento nenhum.
16/10- Palestra para os pais, professores e alunos
com a Dr Daianny, falando sobre a higiene e alimentação. A mesma usou de palavras de fácil compreensão
de todos. Sua metodologia foi bem criativa onde despertou interesse das
crianças.
30/10- Encerramento do projeto com apresentações das
salas, a nossa apresentou um desfile das
frutas onde dois dos nossos alunos decoraram versos para ser declamado para os
colegas. Depois das apresentações as
crianças comeram uma salada de frutas. Aline nutricionista esteve neste
evento participando e elogiando o
trabalho da equipe.
AVALIAÇÃO
Será feita diariamente visando
o desenvolvimento de cada um, sua participação e o interesse pelas novidades,
esperando o resultado de que eles tomem por habito se alimentarem cada dia
melhor.
Passeio na horta
Encerramento do Projeto
Parecer Técnico do
Coordenador Pedagógico
O
Projeto Sabores e Saberes tem a aprovação da diretora Edina Barbosa Muniz e da
coordenadora Genira Monteiro dos Santos Lima em seu parecer técnico pedagógico,
pois o mesmo veio com certeza trazer mais aprendizado e interação para as crianças nessa faixa etária, onde
foram respeitados o ritmo de aprendizagem, os conhecimentos prévios e a
integração com outros conteúdos da Proposta Pedagógica. Em que os alunos, os
profissionais, as professoras e a equipe escolar tiveram momentos de diálogo,
questionamentos, trocas, afeto, aprendizagem e passeios.
________________________
Diretora Edina Barbosa
Muniz.
_______________________________________
Coordenadora Genira
Monteiro dos Santos Lima.
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