Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal
FESTA JUNINA
Rio Brilhante – MS
2012
Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal
FESTA JUNINA
Renata da Silva Batista
Projeto Educacional desenvolvido, na Educação Infantil, Nível Pré I A no turno matutino do Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal no Município de Rio Brilhante do Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2012.
Rio Brilhante – MS
2012
III Sumário
IV – Justificativa ....................................................................................................................... 4
V – Objetivo ...............................................................................................................................6
VI – Metodologia........................................................................................................................7
VII – Recurso..............................................................................................................................8
VIII – Cronograma..................................................................................................................... 9
IX – Avaliação......................................................................................................................... 11
X – Referência......................................................................................................................... 12
XI – Anexos .............................................................................................................................13
IV – Justificativa
O presente projeto educacional foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, na sala do Pré I A, com vinte cinco crianças, na faixa etária de dois anos e seis meses a três anos. As atividades do projeto foram executadas durante os meses de junho e julho do ano de 2012, sob orientação da professora Renata da Silva Batista e das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil Adriana dos Santos Silva, Carmen Neves e Géssica Rosendo dos Santos.
O Centro de Educação Infantil pertence à Rede Municipal de Ensino, é freqüentado por uma clientela proveniente de bairros próximos, as crianças pertence a famílias de renda variável, em que as mães trabalham fora de seus lares, para complementarem a renda familiar.
Atualmente nos CEIs existe uma perspectiva educacional, ou seja, existe a intenção em que o ambiente ofereça o conhecimento em diversas áreas. Como salienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 art. 29 “... o desenvolvimento da criança até 06 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Já é tradição no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, todos os anos, no mês de junho, trabalhar com o tema dos festejos juninos. Está festa é marcada por grandes comemorações, que retratam a diversidade cultural brasileira e fazem parte da tradição de muitas comunidades. A principal característica da festa junina é a decoração colorida e alegre, com diversos objetos tais como: balão, bandeirinhas, fogueira, trajes típicos. Também temos uma culinária diversificada, com pratos típicos desta data, que geralmente são feitos à base de milho e amendoim. As músicas, as danças e as brincadeiras deixam à festa ainda mais animada.
Aproveitando este cenário convidativo e alegre, que desperta o interesse e entusiasmo das crianças foi proposto trabalhar o tema “Festa Junina” com os alunos do Pré I A, um tema que muitas crianças já conheciam, por freqüentarem o C.E.I.
Seguindo uma das orientações dos (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil vol.3, pág. 181) que diz o seguinte
As crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma adquirem conhecimentos sobre a vida social em seu entorno. Na instituição de educação infantil, a criança encontra possibilidade de ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar histórias individuais e coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo.
Sendo assim o projeto Festa Junina, têm por finalidade, ampliar o conhecimento que os alunos já possuem e oportunizar os conhecimentos das manifestações culturais que são construídas ao longo da história pela sociedade e que fazem parte na vida das crianças para a formação de sua identidade cultural.
V – Objetivos
Objetivo Geral
· Incentivar nos alunos o gosto pela festa junina, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas e divertidas, brincadeiras e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
Objetivos Específicos
- Valorizar a tradição das festas juninas;
- Ampliar o vocabulário;
- Incentivar o gosto pela culinária junina;
- Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
- Conhecer as características das festas juninas;
- Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
- Promover a Festa Junina do C.E.I.
VI – Metodologia
As atividades foram desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação dos alunos, auxiliares de desenvolvimento infantil e professora. As aulas aconteceram dentro e fora do espaço escolar, com aulas passeio. Conforme sugeriu Freneit (1979) “A aula passeio deve ser articulada com outras atividades educativas, proporcionando a livre expressão, o desenvolvimento da criatividade, da prática de pesquisa e reflexão.”
Também foi feito o momento da culinária dentro de sala de aula, uma atividade lúdica e educativa. As crianças aprendem muito nesses momentos, desenvolvendo conceitos em muitas áreas, como linguagem, artes, ciências, saúde, segurança e matemática.
Este tipo de atividade favorece o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para as crianças conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas. Esta é uma das orientações dos (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil vol.3, pág. 172 “As crianças devem, desde pequenas, serem instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos.”
Este tipo de atividade favorece o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para as crianças conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas. Esta é uma das orientações dos (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil vol.3, pág. 172 “As crianças devem, desde pequenas, serem instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos.”
As técnicas utilizadas para a execução das atividades foram: pintura esponjada, recorte, colagem, rasgadura, alinhavo, molde vazado, textura, cartazes. Como o C.E.I. atende em período integral, existem as atividades que fazem parte da rotina diária, portanto as atividades relacionadas ao projeto foram integradas nesta rotina, sempre respeitando o ritmo de cada criança.
VII – Recursos
Recursos Humanos: professora, auxiliares de desenvolvimento infantil, alunos.
Recursos Materiais: giz de cera, lápis de cor, lã, agulha, tesoura, cola, papel crepom, papel cartão, papel dobradura, jornais, revistas, lixa, panfletos de supermercado, pincel atômico, CD, papel manilha, pincéis, tinta guache.
VIII – Cronograma
As seguintes ações apresentadas no cronograma que segue abaixo foram realizadas no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, com vinte e cinco alunos do período matutino no nível pré I A. As ações foram executadas no período de 01 de junho a 07 de julho, sob orientação da professora Renata da Silva Batista.
01/06/2012 - Conversa com a coordenadora sobre a temática do projeto – Festa Junina. Planejamento das atividades e metodologias que foram utilizadas durante a execução do projeto.
04/06/2012 - Conversa informal com os alunos, informando-os sobre a data comemorativa do mês de junho que iríamos trabalhar falando sobre tudo o que compõe esta festa: símbolos, comidas, trajes típicos, músicas, danças e brincadeiras. Em seguida foi apresentado aos alunos o CD Cantigas de Roda, que mostravam alguns objetos que fazem parte do cenário das Festas Junina: balão, fogueira, bandeirinhas. Depois foi proposto aos alunos a confecção coletiva de um balão com rasgadura e colagem do papel dobradura.
05/06/2012 – Atividade individual da fogueira, com o molde vazado com a mistura das cores vermelha e amarela para ter a cor alaranjada e colagem de palitos. Aproveitando este momento foi feito também a contagem dos palitos, trabalhando assim numeral 5.
06/06/2012 – Trabalhar maior e menor com as bandeirinhas, as cores vermelho e verde e a coordenação motora no momento de circular a bandeirinha menor.
11/06/2012 - Apresentação de um casal caipira feito de EVA, enfatizando as caracteristicas das roupas do menino (chapéu, camisa xadrez e bota) e da menina (vestido rodado e colorido, tranças no cabelo e pintinhas no rosto). Depois foi proposto fazer a textura do chapéu.
12/06/2012 – Apresentação do cartaz com a receita do Bolo de Fubá. Aula- passeio até o mercado Cuenca para comprar os ingredientes que foram utilizados para o preparo do bolo.
13/06/2012 – Apresentação da palavra BOLO, onde realizarm um trabalho coletivo em cada letra, com colagem de diferentes materiais (grãos de milho, colagem de areia, pintura com tinta guache e rasgadura com papel dobradura).
15/06/2012 – Neste dia as crianças provaram milho cozido e fizeram a colagem com grãos de milho.
18/06/2012 – Aula- passeio até a casa da tia Carmen para preparar a experimentar o bolo de fubá e o chá de erva-doce. Foi apresentado, cada um dos ingredientes aos alunos, sua origem, a quantidade de cada um que deveria ser adicionado a receita. Participaram de todo o processo do preparo do bolo.
19/06/2012 – Aproveitado o cartaz da receita do bolo foi trabalho a pintura com o molde vazado do numeral 2, com a tinta verde.
20/06/2012 – Atividade do alinhavo do numeral 1.
22/06/2012 – Confecção de cartaz coletivo com recorte e colagem de panfletos do mercado, revistas dos ingredientes utilizados na receita.
25/06/2012 – Atividade do alinhavo do peixe, depois participaram da brincadeira da pescaria.
26/06/2012 – Atividade de rasgadura e colagem no burro, depois fizeram a brincadeira de colar o rabo no burro.
07/07/2012 – Encerramento com a realização da Festa Junina, com apresetaçõesde musicais, danças e pratos tipicos.
IX – Avaliação
A avaliação foi feita durante todo o desenvolvimento sempre observando o interesse, a participação, a colaboração e a organização das crianças durante as atividades propostas.
X – Referências
Brasil, Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília MEC/SEF/: Parma, vol. 1, 2, 3, 2001.
Revista do Educador. Guia prático para professores de Educação Infantil. Editora Lua, Nº 13, Junho/2007.
Revista do Educador. Guia prático para professores de Educação Infantil. Lua, Agosto/2007.
0 comentários:
Postar um comentário