sexta-feira, 23 de novembro de 2012

 
 Semana da Criança


É no brincar que a socialização se estabelece: brincar é compartilhar, repartir, ganhar, perder, sofrer, enfim aprender com a natureza do ser.  Audrey Carvalho



Se refrescando na piscina. 

Se refrescando na piscina. 

Se refrescando na piscina. 


Apresentação dos músicos para alegrar o nosso dia. Parabéns Crianças.


Doação de uma parceira do CEI. Obrigado pelo carinho com nossas crianças.

Aproveitando a música e dançando um bom baile.


Até a equipe brinca....  incentivando as crianças.

Pescaria ....  hum que peixão!!!

Olha, mais um peixe.... hum que maravilha!!!

Brincadeiras de roda.

Cinema com pipoca.... maravilhoso.
Planejamento com as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e a Secretaria de Educação

 Reunião de esclarecimento sobre o PDE Interativo 


Reunião bimestral com os pais, professores e coordenação.


Reunião bimestral com os pais, professores e coordenação.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROJETO: FESTA JUNINA

Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal



 

 

 

 

 

 

 

 






FESTA JUNINA
















Rio Brilhante – MS
2012
Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FESTA JUNINA

Renata da Silva Batista

 

 

 

 

 

Projeto Educacional desenvolvido, na Educação Infantil, Nível  Pré I A no turno matutino do Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal no Município de Rio Brilhante do Estado de Mato Grosso do Sul no  ano de 2012.





Rio Brilhante – MS
2012

III Sumário



IV – Justificativa ....................................................................................................................... 4

V – Objetivo ...............................................................................................................................6

VI – Metodologia........................................................................................................................7

VII – Recurso..............................................................................................................................8

VIII – Cronograma..................................................................................................................... 9

IX – Avaliação......................................................................................................................... 11

X – Referência......................................................................................................................... 12

XI – Anexos .............................................................................................................................13

 

























 


IV – Justificativa

            O presente projeto educacional foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, na sala do Pré I A, com vinte cinco crianças, na faixa etária de dois anos e seis meses a três anos. As atividades do projeto foram executadas durante os meses de junho e julho do ano de 2012, sob orientação da professora Renata da Silva Batista e das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil Adriana dos Santos Silva, Carmen Neves e Géssica Rosendo dos Santos.

            O Centro de Educação Infantil pertence à Rede Municipal de Ensino, é freqüentado por uma clientela proveniente de bairros próximos, as crianças pertence a famílias de renda variável, em que as mães trabalham fora de seus lares, para complementarem a renda familiar.
Atualmente nos CEIs existe uma perspectiva educacional, ou seja, existe a intenção em que o ambiente ofereça o conhecimento em diversas áreas. Como salienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 art. 29 “... o desenvolvimento da criança até 06 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
            Já é tradição no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, todos os anos, no mês de junho, trabalhar com o tema dos festejos juninos. Está festa é marcada por grandes comemorações, que retratam a diversidade cultural brasileira e fazem parte da tradição de muitas comunidades. A principal característica da festa junina é a decoração colorida e alegre, com diversos objetos tais como: balão, bandeirinhas, fogueira, trajes típicos. Também temos uma culinária diversificada, com pratos típicos desta data, que geralmente são feitos à base de milho e amendoim. As músicas, as danças e as brincadeiras deixam à festa ainda mais animada. 
Aproveitando este cenário convidativo e alegre, que desperta o interesse e entusiasmo das crianças foi proposto trabalhar o tema “Festa Junina” com os alunos do Pré I A, um tema que muitas crianças já conheciam, por freqüentarem o C.E.I.
Seguindo uma das orientações dos (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil vol.3, pág. 181) que diz o seguinte
As crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma adquirem conhecimentos sobre a vida social em seu entorno. Na instituição de educação infantil, a criança encontra possibilidade de ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar histórias individuais e coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo.

Sendo assim o projeto Festa Junina, têm por finalidade, ampliar o conhecimento que os alunos já possuem e oportunizar os conhecimentos das manifestações culturais que são construídas ao longo da história pela sociedade e que fazem parte na vida das crianças para a formação de sua identidade cultural.























V Objetivos
Objetivo Geral

·        Incentivar nos alunos o gosto pela festa junina, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas e divertidas, brincadeiras e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.


Objetivos Específicos
  • Valorizar a tradição das festas juninas;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Incentivar o gosto pela culinária junina;
  • Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
  • Conhecer as características das festas juninas;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
  • Promover a Festa Junina do C.E.I.












VI – Metodologia
            As atividades foram desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação dos alunos, auxiliares de desenvolvimento infantil e professora. As aulas aconteceram dentro e fora do espaço escolar, com aulas passeio. Conforme sugeriu Freneit (1979) “A aula passeio deve ser articulada com outras atividades educativas, proporcionando a livre expressão, o desenvolvimento da criatividade, da prática de pesquisa e reflexão.”  
Também foi feito o momento da culinária dentro de sala de aula, uma atividade lúdica e educativa. As crianças aprendem muito nesses momentos, desenvolvendo conceitos em muitas áreas, como linguagem, artes, ciências, saúde, segurança e matemática.
Este tipo de  atividade favorece o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para as crianças conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas.
Esta é uma das orientações dos (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil vol.3, pág. 172 “As crianças devem, desde pequenas, serem instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos.”      
            As técnicas utilizadas para a execução das atividades foram: pintura esponjada, recorte, colagem, rasgadura, alinhavo, molde vazado, textura, cartazes.        Como o C.E.I. atende em período integral, existem as atividades que fazem parte da rotina diária, portanto as atividades relacionadas ao projeto foram integradas nesta rotina, sempre respeitando o ritmo de cada criança.





 


 



VII  Recursos

Recursos Humanos: professora, auxiliares de desenvolvimento infantil, alunos.


Recursos Materiais: giz de cera, lápis de cor, lã, agulha, tesoura, cola, papel crepom, papel cartão, papel dobradura, jornais, revistas, lixa, panfletos de supermercado, pincel atômico, CD, papel manilha, pincéis, tinta guache.























VIII –  Cronograma
            As seguintes ações apresentadas no cronograma que segue abaixo foram realizadas no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, com vinte e cinco alunos do período matutino no nível pré I A. As ações foram executadas no período de 01 de junho a 07 de julho, sob orientação da professora Renata da Silva Batista.
01/06/2012 - Conversa com a coordenadora sobre a temática do projeto – Festa Junina. Planejamento das atividades e metodologias que foram utilizadas durante a execução do projeto.
04/06/2012 - Conversa informal com os alunos, informando-os sobre a data comemorativa do mês de junho que iríamos trabalhar falando sobre tudo o que compõe esta festa: símbolos, comidas, trajes típicos, músicas, danças e brincadeiras. Em seguida foi apresentado aos alunos o CD Cantigas de Roda, que mostravam alguns objetos que fazem parte do cenário das Festas Junina: balão, fogueira, bandeirinhas. Depois foi proposto aos alunos a confecção coletiva de um balão com rasgadura e colagem do papel dobradura.
05/06/2012 – Atividade individual da fogueira, com o molde vazado com a mistura das cores vermelha e amarela para ter a cor alaranjada e colagem de palitos. Aproveitando este momento foi feito também a contagem dos palitos, trabalhando assim numeral 5.
06/06/2012 – Trabalhar maior e menor com as bandeirinhas, as cores vermelho e verde e a coordenação motora no momento de circular a bandeirinha menor.
11/06/2012 - Apresentação de um casal caipira feito de EVA, enfatizando as caracteristicas das roupas do menino (chapéu, camisa xadrez e bota) e da menina (vestido rodado e colorido, tranças no cabelo e pintinhas no rosto). Depois foi proposto fazer a textura do chapéu.
12/06/2012 – Apresentação do cartaz com a  receita do Bolo de Fubá. Aula- passeio até o mercado Cuenca para comprar os ingredientes que foram utilizados para o preparo do bolo.
13/06/2012 – Apresentação da palavra BOLO, onde realizarm um trabalho coletivo em cada letra,  com colagem de diferentes materiais (grãos de milho, colagem de areia, pintura com tinta guache e rasgadura com papel dobradura).
15/06/2012 – Neste dia as crianças provaram milho cozido e fizeram a colagem com grãos de milho.
18/06/2012 – Aula- passeio até a casa da tia Carmen para preparar a experimentar o bolo de fubá e o chá de erva-doce. Foi apresentado, cada um dos  ingredientes aos alunos, sua origem, a quantidade de cada um que deveria ser adicionado a receita. Participaram de todo o processo do preparo do bolo.

19/06/2012 – Aproveitado o cartaz da receita do bolo foi trabalho a pintura com o molde vazado do  numeral 2, com a tinta verde.
20/06/2012 – Atividade do alinhavo do numeral 1.
22/06/2012 – Confecção de cartaz coletivo com recorte e colagem de panfletos do mercado, revistas dos ingredientes utilizados na receita.
25/06/2012 – Atividade do alinhavo do peixe, depois participaram da brincadeira da pescaria.
26/06/2012 – Atividade de rasgadura e colagem no burro, depois fizeram a brincadeira de colar o rabo no burro.
07/07/2012 – Encerramento com a realização da Festa Junina, com apresetaçõesde musicais, danças e pratos tipicos.
  



















                                                                         
IX  Avaliação
            A avaliação foi feita durante todo o desenvolvimento sempre observando o interesse, a participação, a colaboração e a organização das crianças durante as atividades propostas.

























X  Referências
Brasil, Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília MEC/SEF/: Parma, vol. 1, 2, 3, 2001.

Revista do Educador. Guia prático para professores de Educação Infantil. Editora Lua, Nº 13, Junho/2007. 

Revista do Educador. Guia prático para professores de Educação Infantil. Lua, Agosto/2007. 



XI – ANEXOS 


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto Sabores e Saberes

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PREFEITO ILIÊ VIDAL



 

 

 

 

 

 

 

 






SABORES E SABERES

















Rio Brilhante – MS
2012


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PREFEITO ILIÊ VIDAL

 

 

 

 

 

 

 

 







 

 

SABORES E SABERES

Marcela Marchioro

Maria Inês Barbosa Anibal

Maria Hortência Barbosa de Alencar

Renata da Silva Batista

Rose Aparecida Ferreira Brasil



 

 

Projeto Educacional desenvolvido no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, no Município de Rio Brilhante do Estado de Mato Grosso do Sul.


 







Rio Brilhante – MS
2012

III Sumário



IV– Justificativa ............................................................................................... 4


V– Objetivo......................................................................................................6


VI– Metodologia...............................................................................................7


VII – Recursos .................................................................................................8


VIII– Cronograma............................................................................................ 9


IX– Avaliação................................................................................................. 10


X– Referência................................................................................................. 11


XI – Anexos ...................................................................................................12

 





















IV – Justificativa



O presente Projeto Educacional foi realizado no Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal, situado na Rua do Senado, nº 1328, na Vila Trombini. O referido Centro de Educação Infantil atende alunos na faixa etária de zero a quatro anos e onze meses. Iniciando seu atendimento às 6h45min  até às 16h45min. A instituição foi criada devido ao crescimento da cidade e a procura de vários pais, pois, até então, não tinham onde deixar seus filhos para que pudessem desenvolver suas atividades profissionais. A instituição tem como finalidade atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 art. 29, pág. 12.
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando assim a ação da família e da comunidade.”

Sendo assim, o projeto foi idealizado com o tema “Alimentação”, para ser trabalhada com está faixa etária, complementando assim a ação da família, associando cuidados e educação em nossa ação pedagógica. Embasados em uma das orientações do Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, 2001, pág. 23, 24. 
Educar significa proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma integrada, e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de ralação interpessoal, de ser e estar com os outros em um a atitude básica de aceitação, respeito, confiança e acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Cuidar Significa ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver as capacidades.

Vamos falar um pouco sobre a saída da mulher para o mercado de trabalho, que desde então muita coisa mudou. As crianças de todas as classes sociais começaram a freqüentar as instituições de educação, pois as mães que antes eram “donas de casa" passaram a realizar diversas atividades profissionais fora de suas residências, muitas vezes tendo uma jornada dupla de trabalho, com os cuidados do lar e da família. Com o tempo reduzido para cuidar dos filhos, as mães passaram a usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade, com estes dois fatores uma alimentação balanceada é hoje preocupação mundial.
Com está nova realidade, a escola tem papel fundamental, em oferecer um espaço em que a educação e os cuidados se façam presentes, principalmente com a Educação Infantil, que tem por objetivo complementar a ação da família, na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Refletindo sobre a realidade de nossas crianças, que realizam cinco refeições diárias no C. E. I. e sobre o nosso papel pedagógico o PROJETO SABORES E SABERES será dividido por grupos alimentares: grãos (arroz,  feijão, milho e amendoim) frutas, verduras e legumes, carne  entre outros alimentos que garantem uma boa saúde. Também não podemos deixar de falar sobre os alimentos que fazem parte do universo infantil, tais como: pizza, salgadinhos, refrigerantes, balas, chicletes, bombons, pirulitos, esclarecendo que devem ser consumidos de forma moderada. Dessa forma, pretendemos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.
O projeto foi executado nos seguintes níveis de ensino da Educação Básica Nível II A, Nível II B, Nível II C, Pré A e Pré B durante os meses de maio a novembro do ano letivo de 2012, sob orientação das professoras, das auxiliares de desenvolvimento infantil, da direção, coordenação e equipe escolar.









V - Objetivos

Objetivo geral

Promover o contato e a valorização do consumo de alimentos saudáveis para que os alunos desenvolvam a noção de sua contribuição para a promoção da boa saúde de maneira atrativa e divertida, promovendo assim a aprendizagem.

Objetivo Específico

  • Identificar vários tipos de alimentos;
  •  Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
  • Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
  •  Valorizar o momento reservado à alimentação.
  • Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
  • Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
  • Estimular a criatividade, imaginação e a observação;
  • Desenvolver a psicomotricidade e a socialização
  •  Valorizar a alimentação oferecida na escola.

 

 


VI - Metodologia
Escolhemos a metodologia de projetos, para que pudéssemos organizar melhor o tempo e promover uma aprendizagem significativa para as crianças. De forma que houvesse a articulação do conhecimento científico e a realidade espontânea da criança.  Conforme salienta (HOFFMANN,1999, p. 43 ).
... os projetos, mais que métodos, são formas de organizar o tempo de modo a articular propósitos didáticos e comunicativos, atualizando o aprendizado das crianças, tornando as práticas vivenciadas na creche ou na escola mais próximas das que estão presentes fora da escola.

As aulas aconteceram de forma dinâmica, não somente dentro de sala de aula, mas também fora de sala, promovendo momentos de interação entre os demais alunos do C.E.I.. Outra atividade realizada foi a aula passeio, garantindo uma maior integração social. Esta técnica pedagógica, aula passeio, como sugeriu  Freinet (1979) que  “idealizava esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para escola.”








VII – Recursos



Recursos Humanos

Direção, Coordenação, Professor, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, Profissionais de Apoio, Alunos, Pais, Profissionais da área de saúde: Médico, Dentista e Nutricionista, Motorista e Agricultor.



Recursos Materiais

Papel pardo, papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, computadores, TV, rádio, DVD, CDs e DVDs musicais e de filmes, livros de história e didáticos, revistas e jornais, cola, tesoura, giz de cera, alfabeto móvel, máquina fotográfica, areia, grãos, ônibus, tinta guache, pincel, pincel atômico, cartazes, régua, frutas, legumes, fantoches.




  



VIII - CRONOGRAMA

 

MESES

 

AÇÕES

 

Maio/Junho

1. Discutir e elaborar o projeto

2. Iniciar os trabalhos com as turmas, de acordo com o planejamento específico; (grãos)

3. Apresentação do Projeto aos pais por níveis de turma. (reunião)

 

 

Julho/Agosto

 

1.      Desenvolver as ações previstas, de acordo com o planejamento específico; (frutas)

  1.  Palestras com Nutricionista e Dentista

 

 

Setembro/Outubro

 

1.      Desenvolver as ações previstas, de acordo com o planejamento específico; (legumes e verduras)

2.      Desfile

  1. Passeio na horta
  2. Palestra com Médico


 

Novembro

 

  1. Fechamento dos relatórios
  2. Encerramento do projeto

 





IX - AVALIAÇÃO

Será feita no decorrer do projeto, diariamente, individualmente e coletivamente, com um olhar atento e reflexivo sobre o desenvolvimento de cada um, observando a participação e o interesse dos alunos pelas novas descobertas.







X – REFERÊNCIAS

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96. Dezembro 1996.
Brasil, Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília MEC/SEF/: Parma, vol. 1, 2, 3, 2001.
CHAMUSCA, Lívia. Ser pai e mãe, num contexto de mudanças. Revista Mundo Jovem Um Jornal de Ideias, Porto Alegre, n. 46, p. 2, mai. 2008.
Coleção Fantasia dos Vegetais. Edipar. Edições e Participações LTDA. 1997
Coleção Fantasia dos Vegetais. Edipar. Edições e Participações LTDA. 1998
Coleção Histórias Clássicas. Editora Avenida
CD – A Galinha Pintadinha – 3
DVD - Xuxa só para Baixinhos 10.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar reflexivo sobre a criança. Cadernos Educação Infantil: Mediação, 2000
http://www.saude.rio.rj.gov.br. Semana da Alimentação Escolar – 2005 – Frutas, Legumes e Verduras pelo menos 5 porções ao dia.
Guia de Hortas, edição 5, local São Paulo, editora Online, 2008.






XI – ANEXOS


Maria Hortência Barbosa de Alencar

Maria Inês Barbosa Anibal

Rose Aparecida Ferreira Brasil

Renata da Silva Batista

Marcela Marchioro







PLANEJAMENTO


ESPECÍFICO


DE CADA


NÍVEL



Professora: Maria Hortência Barbosa de Alencar

Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Maria Lucia Rodrigues, Rosangela de Oliveira Fidélis

Profissional de Apoio: Lenice Dias

Nível: II A

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover a atenção integral á criança com intuito de desenvolver os domínios físico, psicológico, cognitivo e social, respeitando as possibilidades e características de sua faixa etária.
- Saber e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservado a elas.
- Identificar os valores nutritivos das frutas, legumes, verduras, carne, leite e seus derivados.
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;




CROnograma




Bimestre


Atividade


Maio /Junho


  • Conversa com os professores e coordenação para a execução do projeto;
  • Informativo aos pais;
  • Roda de conversa sobre o projeto com os alunos
  • Trabalho com grãos (manuseio de milho,pipoca,  historinha, D.V.D., passeio, pintura, colagens diversas, milho, pipoca,.


Julho/Agosto
  • Palestra com a nutricionista Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline Gonçalves Navarrete de Paula;
  • Palestra com a dentista Joana Vasconcellos Marques;
  • Colagens com arroz e feijão;
  • Apresentação e atividades com as frutas (DVD),  pintura, textura, recorte com as mão para cartaz.
  • Degustação das frutas e suco de frutas.



Setembro/Outubro


  • Apresentação de legumes e verdura (roda de conversa, manuseio, cores, tamanho, história, pintura, modelagem, rabisco;
  • Desfile
  • Visita a Horta
  • Palestra com a Dra. Daianny Barbosa  Peres.


Novembro

  • Finalização do projeto com culminância e entrega de relatórios.











METODOLOGIA

Para a execução do projeto foram utilizados diversos materiais que consistiram em livros sobre alimentação, sucatas (embalagens de alimentos), alimentos trazidos de casa pelos alunos (desenho, pintura, recorte e colagem, passeio e piquenique).
11 e 12/06/2012-- Conversar em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos para sua saúde e necessidade de higienização dos mesmos.
12/06 -- Historinha sobre frutas.
14/06/- colagem com grãos- pipoca, sagu
18/06- conhecimento milho seco e verde, colagem com o mesmo.
25/06/-cantigas – Meu limoeiro e salada saladinha;
26/06-  parlenda- Um dois feijão com arroz..
28/06 – textura e pintura  atividades frutas.
11/07 – palestra com nutricionista Andréia Puntel .
Teatro de fantoche das frutas, texturas e pinturas esponjadas.
Pintar, recortar com as mãos e colar
30/07- recorte com as mão e colagem frutas.
02/08- amassamento diversos legumes.
13/08- história sobre o abacaxi.
16/08-  história com fantoche sobre as frutas.
23/08 – DVD- sobre os legumes.
30/08- encaixe sobre as frutas.
03/09-história  sobre o alface.
06/09- cantigas de roda sobre as frutas.
12/09- textura e pintura das frutas.
19/09- colagem EVA  legumes
24/09- massinha das frutas e legumes.
26/09- Desfile- TEMA ALIMENTAÇÃO
01/10- pintura no cartaz uma boa alimentação.
04/10- atividades com a presença na sala com a lactarista  Dona Maria
09/10- passeio para conhecer uma horta.
10/10- piquenique na praça- lanche diversas frutas.
17/10- palestra Dra Daianny Peris

AVALIAÇÃO


A avaliação será diária e devidamente registrada através de observações e ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, através de atividades expostos na sala de aula.

  

Teatro de fantoches - Frutas


Palestra com Nutricionistas
           





              
                 
         

Professora: Maria Inês Barbosa Anibal

Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Camila Martins Borges, Giane Siebauer Rapachi Lima e Luciana Squellino Farias Cabral.

Nível: II B

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·         Enfatizar aos os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
·         Identificar cores, formas, textura, diferentes alimentos e seus sabores;
·         Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·         Estimular a linguagem oral e a coordenação.

 



CRONOGRAMA



Bimestre


Atividade







Maio /Junho


  • Conversa com os professores e coordenação para a execução do projeto;
  • Informativo aos pais;
  • Roda de conversa sobre o projeto com os alunos
  • Trabalho com grãos (manuseio de milho, historinha, D.V.D., passeio, pintura, colagens diversas, degustação de milho cozido, pipoca, amendoim, creme de milho, paçoquinha, pé de moleque, cri-cri, bolo de fubá)








Julho/Agosto
  • Palestra com a nutricionista Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline Gonçalves Navarrete de Paula;
  • Palestra com a dentista Joana Vasconcellos Marques;
  • Colagens com arroz e feijão;
  • Apresentação e atividades com as frutas (D.V.D, manuseio, cheiro, tamanho, cores , formas, doce, azedo,amassamento, grande pequeno, pintura;
  • Piquenique das frutas;
  • Degustação das frutas e suco de frutas.





Setembro/Outubro


  • Apresentação de legumes e verdura (roda de conversa, manuseio, cores, formas, tamanho, história, pintura, modelagem, rabisco;
  • Desfile
  • Visita a Horta
  • Palestra com a Dra. Daianny B. Peres.


Novembro

  • Finalização do projeto com culminância e entrega de relatórios.


METODOLOGIA

 

No dia 25/ 05 foi discutido sobre a elaboração do projeto, fizemos então um esqueleto, e uma votação para escolher um nome com todos os funcionários da creche, ficando determinado assim que o nome do projeto seria “Saberes e Sabores”. A partir, deste momento, começamos a desenvolver o projeto seguindo o cronograma geral e específico de cada nível:

Lembrando que, para todos os dias, a roda de conversa sobre o projeto se tornou uma rotina, feita antes, e depois de qualquer atividade como forma de conclusão, e até mesmo de avaliação.
11/06 – Neste dia tivemos uma roda de conversa, onde falei sobre os alimentos. O que as crianças gostavam de comer e o que conheciam, a partir dali falei sobre a importância da variedade dos alimentos, e sobre o início do projeto onde estaríamos sempre falando sobre os alimentos. Para este começo contei também a história “O Amendoim e o Skat”, a fim de iniciar o projeto com os grãos conforme estava no cronograma.
12/06 – Neste dia através da roda de conversa mostrei as crianças uma espiga de milho verde e uma seca, abordando o processo de vida da planta e suas utilidades durante seu ciclo. Neste dia também as crianças puderam comer milho cozido.
13/06 – Aproveitando o contato anterior que as crianças tiveram com o milho, para este dia propus uma atividade de colagem feita em 2 dias, um para colagem de milho, e o outro para colagem de E.V.A. na espiga (14/06).
19/06 – Neste dia fizemos um passeio até o supermercado onde fomos comprar pipoca, para comermos e também fazer atividade. A atividade foi feita em 2 dias, um para pintura do saquinho e passeio e o outro para fazer a colagem (19 e 20/06).
20/06 - Neste dia assistimos D.V.D. (Xuxa 10), com foco para as musicas dos alimentos (pipoca, quem quer pão e salada de frutas), as crianças comeram a pipoca e fizeram colagem com a mesma.
22/06 – Neste dia através da reunião bimestral foi informado aos pais sobre o projeto que estava sendo desenvolvido.
02/07 – Neste dia através da roda de conversa falei sobre o amendoim, apresentei a eles o amendoim em casca, e fui descascando para que vissem e reconhecessem, em seguida sugeri que provassem. Combinei com eles que no dia seguinte faríamos um passeio até o supermercado para comprá-lo, já que precisaríamos de mais amendoim para a festa junina do final da semana. Falei também sobre as delícias que seriam preparadas com o amendoim.
04/07 - Depois da roda de conversa, realizamos o passeio conforme combinado no dia anterior.
05/06 - Neste dia encerrei as atividades com grão na festa junina com alimentos típicos, as crianças puderam comer amendoim em forma de paçoca, cri-cri e pé de moleque, também comeram bolo de fubá e pipoca.
11/07 – Neste dia tivemos uma palestra com a nutricionista Andréia Puntel B. Mônaco, com o tema “Alimentação Saudável, Desnutrição e Obesidade”, essa palestra foi para todos os funcionários alunos e pais.
31/07 – Depois das férias retomei as aulas com uma roda de conversa lembrando do nosso projeto e tudo o que já tínhamos feito. Lembrei também das nossas comidas diárias. Propus uma atividade com colagem de arroz e feijão feita em dois dias (31/07 e 01/08), para tanto contei a historinha do “João e o Pé de Feijão” aproveitei também para abordar boas maneiras como; não deixar sobras no prato, não pegar comida com a mão, e nem mexer na comida do amiguinho.
08/08 – Neste dia tivemos uma palestra com a dentista Dra. Joana V. Marques com o tema “Alimentação Saudável, Dentes Bonitos”, essa palestra foi para todos os funcionários alunos e pais.
13/08 – Comecei neste dia a trabalhar com as frutas através da roda de conversa, perguntei a eles o que eles conheciam o que gostavam, e o que não gostavam e a partir deste dia o nosso tema seria as frutas. Neste dia enviamos também um bilhete aos pais pedindo que colaborassem com nosso projeto enviando para nós algumas frutas. Para tanto especificamos a fruta e a quantidade de cada uma, para que assim, tivéssemos uma grande variedade delas.
14/ 08 – A participação dos pais foi muito importante, pois recebemos uma grande quantidade e variedade de frutas. As crianças também ficaram muito contentes com aquilo que puderam trazer. Depois de expor as frutas na sala, perguntar quem trouxe, explorar o nome, as cores e o tamanho, separei elas por durabilidade, e assim pude trabalhar com elas a semana toda. Neste dia separamos as frutas com menos durabilidade para fazermos à degustação (morango, uva e kiwi).
15/08 – Neste dia fiz o mesmo processo do dia anterior com exposição das frutas, exploração das cores, formas tamanho e textura. Neste dia também trabalhei o azedo aproveitando o abacaxi, e falei que algumas frutas como o abacaxi, se tornavam doces e sucos, para completar a aula fizemos um suco de abacaxi.
16/08 – Para este dia contei várias historinhas “ Banana, o bom de Bola”, “Laranjinha o Azarado” e Maçazinha vai a Escola”, propus também uma atividade de pintura do abacaxi
17/08 – Neste dia através do passeio fizemos o piquenique das frutas na AABB, onde pudemos cortar e oferecer vários tipos de frutas, também deixei que as crianças escolhessem o que mais gostavam, respeitando assim os seus gosto e suas preferências.
17/08 – Neste dia depois da roda de conversa e exploração visual com cartazes, contei a historinha da “Branca de Neve”, depois fizemos uma atividade de amassamento coletivo com papel crepom, as crianças amassavam e colocavam em uma caixa, depois eu chamava uma a uma para fazer a colagem no cartaz da maçã explorando assim a sua principal cor (vermelha).
04/09 – Neste dia contei várias historinhas “Kiwi, o vendedor”, “Sândi a Melancia” e “A tacada de Dona Pêra”, depois propus uma atividade de pintura com molde vazado.
11/09 – Para este dia propus uma atividade de folheação onde as crianças procuraram nas revistas qualquer tipo de fruta, levava para mim e eu as recortava. Em um segundo momento depois das frutas recortadas eu chamava uma a uma e elas iam colando no cartaz, deixei o cartaz por um tempo na sala para exploração e conclusão do trabalho.
12/09 – Neste dia a atividade proposta foi fantoche das frutas, onde as crianças pintavam com dedo e tinta a fruta preferida, pintavam também o palito de picolé, depois eles puderam brincar e levar para casa o fantoche.
26/09 – Neste dia participamos do desfile em comemoração ao aniversario da cidade com o tema de nosso projeto “Saberes e Sabores”.
17/08 – Neste dia comecei a trabalhar os legumes e as verduras com uma roda de conversa, depois contei a história da “A Couve e os Caracóis”, também peguei um alface, cenoura e batata que tínhamos na cozinha para mostrar para as crianças.
18/08 – Neste dia propus uma atividade de pintura da alface, eu chamava as crianças uma a uma elas pintavam com pincel e tinta verde.
02/10 – Para este dia programamos uma visita ate a horta, nos fomos de ônibus, caminhamos por entre os canteiros, e as crianças puderam ver de onde vinham as verduras que eles comiam. Foi bem divertido os ouvir chamar os canteiros de salada.
16/10 – Tiramos esse dia para organização do nosso projeto, ajustar as finalizações, as datas e tudo mais.
17/03 – Neste dia tivemos uma palestra com a Dra. Daianny B. Peres, ela trouxe alguns alimentos para expor, falou sobre sua importância e importância de nos alimentar bem.
30/10 – Neste dia fizemos à culminância de nosso projeto onde cada sala fez uma apresentação, expomos nossos trabalhos e decoramos com frutas e verduras. Minha sala apresentou a música da Xuxa “Pipoca” e para concluir tivemos uma deliciosa salada de frutas.


AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações analisando o interesse, motivação, questionamento e participação dos alunos, sendo ela, individual e coletiva.


Apresentação música Pipoca


 Palestra com a Dentista






Professora: Rose Aparecida Ferreira Brasil

Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Andréia Cristina Pereira Calado, Marlise Gisele Souza Ferreira Schawde

Nível: II C

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Identificar os vários tipos de alimentos e preferências alimentares do aluno.

Desenvolver o conceito de alimentação e saúde.
Identificar conceito de cores, formas, quantidade, sabores e texturas de vários tipos de alimentos.
Estimular a linguagem oral,coordenação motora , criatividade e observação.

Valorizar a alimentação oferecida no C.E.I.



  



CRONOGRAMA



Bimestre

Atividade
Maio / Junho
Conversa com os professores e coordenadora para execução do projeto
12 / 06  Informativo aos pais
Roda da Conversa
Trabalho com grãos – colagem e pintura.
D.V.D “Patati-Patata”
histórias
passeios
Julho / Agosto
 11/ 07 Palestra nutricionista Andréia Puntel Basso Mônaco e  Aline Gonçalves. Navarrete de Paula
08/08 Palestra dentista Joana Vasconcellos Marques
Apresentação das frutas 
DVD – Xuxa
histórias
Cartazes sobre alimentação
Conhecimento dos sabores das frutas
Cores e formas
Recorte e colagem
passeios
Setembro / Outubro
Palestra com a Dr. Dayanne
Apresentação de legumes e verduras
Desfile cívico
Teatro de fantoches
Passeio  na horta
D.V.D, histórias
Pintura esponjada, recorte, cores ,formas e alinhavo
Classificação
Novembro
Finalização do projeto, entrega de relatórios e culminância.





METODOLOGIA

 

25/05 – Conversamos com a equipe para combinar sobre a execução do projeto, o nome, o cronograma,  a forma e metodologia de trabalho para cada nível de ensino.  A partir desta data o tema do projeto foi abordado diariamente, ressaltando a importância de uma boa alimentação, a roda de conversa faz parte da nossa rotina e durante esse tempo foi de extrema importância para o desenvolvimento do nosso trabalho mesmo que neste dia não fosse desenvolvido nenhuma atividade relacionada ao tema.

11/06- Apresentação do tema para os alunos, ressaltando a importância de uma boa alimentação e visita da Dentista Joana Vasconsellos Marques em sala orientando sobre os cuidados com a higiene bucal orientando para uma alimentação saudável.
12/06 – apresentamos o informativo sobre o projeto para os pais pedindo o apoio deles sobre o trabalho durante esse ano; pois a criança quando aprende a importância da boa alimentação ele seguirá com saúde e bem estar,apresentação do grão milho,cor, forma,colagem no milho,hoje foi servido milho cozido na hora do lanche para todas as crianças do C.E.I.
13/06 – assistimos o vídeo do Patati/Patata enfatizando a música:” come ,come ...Pra mamãe ficar feliz”, conversando sobre os alimentos que aparecem no vídeo.
14/06 –linguagem oral, enfatizando o alimento que cada criança gosta.
18/06 – apresentar o grão  amendoim, visita ao supermercado para comprar o amendoim e observar os alimentos que  eles conhecem, observar milho,canjica e amendoim nas suas diversas formas.( enlatados.alimentos derivados)
26/06–apresentar o grão amendoim nas suas diversas formas: com casca, no pacote, doce e salgado, experimentar, trabalhar noções de cheio e vazio/dentro /fora ,colando o amendoim.
27/06- visita a casa da tia Marlise para fazer o docinho cri-cri, utilizando o grão trabalhado amendoim, as crianças participara ajudando na quantidade de ingredientes que compõem a receita,depois de pronto provar o docinho assistindo o D.V.D. do Teletubbies “ Descobrindo os alimentos” só uma criança não comeu o docinho, os outros adoraram.
11/07 – palestra com as Nutricionistas Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline Gonçalves Navarrete de Paula, a palestra foi realizada com os pais, junto de algumas auxiliares, direção e coordenação, elas usaram de palavras simples de fácil compreensão para que os pais pudessem entender e usufruir das explicações para uma vida mais saudável.
30/07- retomar o tema alimentação, enfatizando os alimentos consumidos no C.E.I., como frutas, legumes, verduras,leite,pão,carne. Recorte dirigido sobre todos os tipos de alimentos, confecção de cartaz.
08/08 – palestra com a dentista Joana Vasconcellos Marques foi realizada com a presença de pais, direção, coordenação e auxiliares, incentivando a boa alimentação para que assim as crianças terem uma boa saúde assim os hábitos de higiene viriam apenas a acrescentar na vida de qualidade que todos procuram.
13/08 –“Historinha” O sanduíche de dona Maricota”, conversa sobre os alimentos que aparecem na história, o  alimento que mais gostam.
14/08 – apresentação dos grãos arroz /feijão, importância, colagem co o feijão, cantar a música da Xuxa: “comer..comer”
27/08 –. Apresentação do “cartaz com figuras dos alimentos” cada criança escolhe seu alimento preferido e explica porque gosta, qual a cor, se é doce, salgado.quase todas as crianças escolheram alimentos que apreciam no C.E.I., apenas duas crianças escolheram o sorvete, informativo aos pais para que tragam a fruta especificada para degustação,atividade coletiva: colagem  com e.v.a picado dento da maçã,cor vermelho.
28/08 – hoje montamos um mesa com as frutas que as crianças trouxeram para degustação, apresentamos as frutas, descobrindo seu cheiro, forma, cor,tamanho,todas as crianças tiveram a oportunidade de provar frutas que não consumimos diariamente aqui no C.E.I. e que talvez para algumas ainda sejam desconhecidas.(abacaxi,kiwi,uva,manga,morango,laranja,ameixa,banana)
30/08- continuidade da aula anterior, frutas, hoje trouxe a centrífuga para fazermos um suco de abacaxi com a participação das crianças, cada criança colaborou um pouquinho, eles adoraram a idéia já que o abacaxi entrava  a fruta em pedaço e saia suco, depois  o suco foi batido no liquidificador e todos experimentaram, eles ficaram encantados com esta aula.
31/08 –  pintura molde vazado da banana, cor amarelo.
04/09 –aula passeio na AABB com observação das árvores frutíferas que pudéssemos encontrar no caminho; eles observaram e encontraram o pé de manga e ameixa, paramos para provar as ameixas.
06/09 –  pintura esponjada da fruta : laranja, ressaltando cor e forma da fruta.
11/09 – recorte dirigido frutas, recortar o pontilhado até chegar a fruta.
17/09 – alinhavo: fruta banana, história com fantoches frutas e legumes.
18/10 – passeio na casa da tia Marlise para observar o pé de jabuticaba e experimentar a fruta, acharam bonita a árvore mas poucas crianças gostaram da fruta as outras demonstraram repulsa, reforçar o cuidado com a preservação do ambiente, não cortando as árvores.
20/09 – apresentação dos legumes e verduras, falar sobre a salada e outros alimentos que consumimos no C.E.I, experimentar o tomate, a cenoura, falar sobre as cores, formas, cheiro, textura,a importância de uma alimentação saudável, colagem na cenoura com e.v.a. picado.
24/09- classificar apenas as frutas, colorir.
25/09- apresentação verdura, mostrar o alface, cor verde e forma, molde vazado pintura do alface.
26/09- Desfile cívico com o tema do projeto: “Saberes e Sabores” com envolvimento de alunos, professores , diretora, coordenadora e auxiliares de desenvolvimento infantil.
27/09- conversa para o grupo sobre legumes e verduras e o passeio na horta que iremos fazer,eles ficaram bastante ansiosos, importância de comer a saladinha.
28/09- o aluno Felipe Gabriel trouxe para o C.E.I, hoje dois pacotes de sementes,beterraba e cenoura,não recordando se tínhamos pedido ligamos para a mãe, e ela nos relato que ele quis ir ao mercado comprar porque a tia tinha falado que  ele iria a horta, achei lindo pois neste momentos conseguimos enxergar que a criança aprende de maneira lúdica,e leva este conhecimento para onde for.
02-10-fomos de ônibus até a horta onde eles puderam andar e conhecer os produtos desde como eles nascem, quem planta, como consumir e eles puderam apreciar as novidades que muitos não tinham conhecimento nenhum.
16/10- palestra para os pais,professore e aluno na manhã com a doutora Daiane, falando sobre a higiene e alimentação. Ela usou uma linguagem lúdica onde todas as crianças ficaram atentas ao tema e quando retornaram a sala conseguiram transmitir o que tinham  escutado la fora. Ela usou  fantoches do leão rei da selva e amigo das crianças, ressaltando que os animais ficam felizes quando a criança come frutas , verduras e legumes.Hoje no almoço todas as crianças comeram a salada lembrando que os animais ficariam felizes.
30-10. encerramento do projeto com apresentações de cada nível, nós apresentamos a música da Xuxa “ salada mista”, depois das apresentações as crianças comeram uma salada de frutas, contamos com a presença da nutricionista: Aline Gonçalves. Navarrete de Paula.

 



AVALIAÇÃO


Durante a execução do projeto a avaliação foi diária, observando a evolução das crianças, por meio da participação e interesse com o grupo enquanto realizavam as atividades propostas.



Conhecendo as frutas



 Desfile alusivo ao Aniversário do Município




Professora: Renata da Silva Batista

Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Adriana dos Santos Silva, Géssica Rosendo dos Santos.

Profissional de Apoio: Luciana Amorim Souza

Nível: Pré I A

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar vários tipos de alimentos;
  • Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
  • Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
  • Estimular a criatividade, imaginação e a observação;
  • Desenvolver a psicomotricidade e a socialização.
  • Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua alimentação, higiene e saúde;
  •  Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação;
  • Valorizar a alimentação oferecida na escola;
  • Ampliar o conhecimento que possuem, socializar, desenvolver a coordenação viso – motora, a linguagem oral, a criatividade e a imaginação.

CRONOGRAMA

   

Meses


Atividade




Maio / Junho

25/ 05: Conversa entre os professores e coordenação para definir as ações para o desenvolvimento do projeto, escolha do nome, juntamente com as auxiliares.
04/06: roda da conversa com os alunos, informando-os sobre o projeto e inicio das atividades referentes ao projeto. Trabalhamos os grãos (arroz, feijão, milho e amendoim)
19 / 06: Informativo aos pais, comunicando sobre o projeto.




Julho / Agosto

11/ 07:  Palestra nutricionista Andréia Puntel Basso Mônaco e  Aline Gonçalves. Navarrete de Paula.
08/08: Palestra dentista Joana Vasconcellos Marques
24/08: Apresentação das frutas, com a colaboração dos pais que enviaram ao C.E.I. a fruta de preferência de seu filho.
30/08: Piquinique.

 

Setembro/Outubro

Palestra com a Dr. Dayanne Barbosa Peris.
Apresentação de legumes e verduras através de cartazes.
Apresentação do projeto no desfile.
Passeio  até a horta.


Novembro

Encerramento do projeto com apresentações.






METODOLOGIA

 

13/06: Apresentação milho, onde experimentaram o milho cozido e na hora do almoço comeram creme de milho. Pintura e colagem do milho.
18/06: Apresentação do amendoim na casca e comeram amendoim torrado. Colagem de areia na vogal A da palavra amendoim.
19/06: Os alunos prepararam um docinho com amendoim torrado.
20/06: Leitura da história João e o pé de feijão. Apresentação dos grãos arroz e feijão. Atividade de coordenação motora com colagem dos grãos apresentados.
02/08: Leitura de histórias que tinha como personagens algumas frutas, pintura coletiva das frutas em tamanho ampliado.
03/08: Recorte e colagem das frutas (cartaz coletivo).
24/08: Pintura da laranja com tinta guache. Fizemos o suco de frutas juntamente com os alunos.
25/08: Leitura da história da maçã, pintura do molde vazado da maçã.
30/08: Foi promovido o dia da fruta, onde cada aluno trouxe de casa a fruta que mais gostava depois realizamos uma aula-passeio até a AABB, para que os alunos pudessem saborear as frutas.
17/09: Apresentação dos legumes e das verduras através de cartazes e ouviram a música do Palavra cantada “Que que tem na sopa do neném.
18/09: Leitura da história da beterraba e pintura, rasgadura e colagem do legume.
20/09: Leitura da história da cenoura, textura e alinhavo do legume.
17/10: Palestra com a doutora Daianny Barbosa Peris com tema Higiene e Saúde.
30/10: Encerramento do projeto com apresentação de todas as salas.


AVALIAÇÃO

A avaliação foi diária, através da observação e acompanhamento das crianças, o envolvimento e interesse e interação durante a execução das atividades. 


 Confecção do bolo



 Palestra com a Médica






Professora: Marcela Marchioro

Auxiliares de Desenvolvimento Infantil: Fátima Rodrigues de Souza e Vanesa da Silva Plens

 Profissional de Apoio: Daniele Silva Muniz

Nível: Pré B

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Incentivar aos bons hábitos alimentares.

- Valorizar toda refeição oferecida no C.E.I.
- Identificar cor, sabor, textura e forma dos alimentos.
- Estimular a criatividade, a observação e a imaginação.
- Demonstrar a importância da boa alimentação.
- Ampliar a coordenação motora ampla e fina.
- Reconhecer letras do alfabeto e números.
- Incentivar a socialização das turmas.




  
CRONOGRAMA



Bimestre

Atividade
Maio / Junho
Conversa com os professores e coordenadora para execução do projeto
Informativo aos pais
Roda da Conversa
Trabalho com grãos – colagem e pintura

Julho / Agosto
Palestra nutricionista Andréia Puntel Basso Mônaco e  Aline Gonçalves. Navarrete de Paula
Palestra dentista Joana Vasconcellos Marques
Apresentação das frutas  - com piquenique
DVD – Xuxa
Cartazes sobre alimentação
Conhecimento dos sabores das frutas
Cores e formas

Setembro / Outubro
Palestra com a Dr. Dayanne
Apresentação de legumes e verduras
Desfile
Passeio  na horta
Culminância
Novembro
Finalização do projeto, entrega de relatórios.






METODOLOGIA

25/05 – Conversamos com a equipe para combinar sobre a execução do projeto, o nome, o cronograma,  a forma e metodologia de trabalho para cada nível de ensino.

12 e 13/06 - Trabalho com a letra P da pipoca onde na festa junina foi explicado.
19/06 – Apresentamos o informativo sobre o projeto para os pais pedindo o apoio deles sobre o trabalho durante esse ano; pois a criança quando aprende a importância da boa alimentação ele seguirá com saúde e bem estar.
20/06 – Passeio para comprar e conhecer os grãos (pipoca, amendoim, e canjica)
25/06 – Colagem na palavra pipoca (estourada)
28/06 – Amendoim com casca, explicação sobre a plantação, colheita e consumo. Preparação pé-de-moleque.
01/07 – Plantação, colheita até industrialização para o consumo, colagem feijão no caminho do carro ( arroz e feijão).
O trabalho com grãos foi realizado pela professora Noeli que ministrou as aulas durante a licença da professora titular.
11/07 – Palestra com as Nutricionistas Andréia Puntel Basso Mônaco e Aline Gonçalves Navarrete de Paula, a palestra foi realizada com os pais, junto de algumas auxiliares, direção e coordenação, elas usaram de palavras simples de fácil compreensão para que os pais pudessem entender e usufruir das explicações para uma vida mais saudável.
08/08 – Palestra com a dentista Joana Vasconcellos Marques foi realizada com a presença de pais, direção, coordenação e auxiliares, incentivando a boa alimentação para que assim as crianças terem uma boa saúde assim os hábitos de higiene viriam apenas a acrescentar na vida de qualidade que todos procuram.
13/08 – Assistimos o DVD da Xuxa onde apresentamos sobre a alimentação (as musicas trabalhadas foram: Comer comer, Pipoca, Quem quer pão?, Salada de frutas, Careta de limão, Choco chocolate, Pizza, Sopa de Letrinhas) eles assistiram e comentamos sobre as letras da musica, na sopa de letrinhas eles comentaram sobre a letra do seu nome. Com a apresentação de cartazes sobre a alimentação, falamos do piquenique que será feito, que eles vão trazer de casa uma fruta para ser consumida por todos os colegas juntos, eles adoraram a idéia.
14/08 – Apresentação das frutas que temos no C.E.I.; recorte e colagem para montar cartazes sobre as frutas e verduras. Enviamos bilhete para os pais pedindo apoio em nos encaminhar frutas para nosso piquenique.
15/08 – Músicas salada mista e abóbora para cantar com eles, saborear individualmente maça, banana e realizar um desenho sobre as frutas que eles conhecem.
16/08 – Piquenique ma AABB saboreando as frutas individualmente ( uva, melão, pêra, goiaba, uva e maracujá). O consumo das frutas foi maravilhoso todos queriam experimentar, até o limão como eles haviam assistido no DVD eles fizeram careta, mas pediam bis depois, o maracujá foi a fruta que eles menos apreciaram, o melão foi o mais pedido.
17/08 – Pintura coletiva do cartaz para realização da releitura. (realizamos outro passeio para saborear as frutas que havia sobrado do passeio anterior)
20/08 – Realização da releitura do cartaz coletivo, eles deveriam pintar de acordo com o cartaz feito na aula anterior.
17/09 – Conversamos sobre as verduras e legumes, incentivando o consumo e apresentando os nomes com ênfase na letra inicial. Realizaram a pintura dos legumes e verduras.
18/09 – Assistimos o DVD Os Vegetais, uma conversa sobre os legumes e verduras que fazem muito bem a saúde. É complicado para eles diferenciar legumes de verduras, falamos muito então em salada, para melhor absorção do conteúdo.
19/09 – Consumimos a cenoura crua, apresentamos legumes e explicamos cartazes e orientamos sobre o passeio na horta.
20/09 – Com um carimbo feito de batatinha eles fizeram uma árvore carimbada com as mãos e o carimbo da batatinha para ilustrar a paisagem em comemoração do dia da árvore.
26/09  - Foi realizado o desfile cívico da cidade e nosso C.E.I. apresentou o projeto, as crianças da nossa sala desfilaram com macacão colorido representando uma fruta.
01/10 – Relembramos sobre os legumes e verduras que consumimos nos almoços oferecidos pelo C.E.I. e questionamos o que eles consomem em casa. Falamos sobre a  aula passeio que irá acontecer no dia seguinte.
02/10 – Fomos de ônibus ate a horta onde eles puderam andar e conhecer os produtos desde como eles nascem, quem planta, como consumir e eles puderam apreciar as novidades que muitos não tinham conhecimento nenhum.
16/10-  Palestra para os pais, professores e alunos com a Dr Daianny, falando sobre a higiene e alimentação.  A mesma usou de palavras de fácil compreensão de todos. Sua metodologia foi bem criativa onde despertou interesse das crianças.
30/10-  Encerramento do projeto com apresentações das salas,  a nossa apresentou um desfile das frutas onde dois dos nossos alunos decoraram versos para ser declamado para os colegas.  Depois das apresentações as crianças comeram uma salada de frutas. Aline nutricionista esteve neste evento  participando e elogiando o trabalho da equipe.


AVALIAÇÃO

Será feita diariamente visando o desenvolvimento de cada um, sua  participação e o interesse pelas novidades, esperando o resultado de que eles tomem por habito se alimentarem cada dia melhor.

Passeio na horta



Encerramento do Projeto




Parecer Técnico do Coordenador Pedagógico


O Projeto Sabores e Saberes tem a aprovação da diretora Edina Barbosa Muniz e da coordenadora Genira Monteiro dos Santos Lima em seu parecer técnico pedagógico, pois o mesmo veio com certeza trazer mais aprendizado e interação  para as crianças nessa faixa etária, onde foram respeitados o ritmo de aprendizagem, os conhecimentos prévios e a integração com outros conteúdos da Proposta Pedagógica. Em que os alunos, os profissionais, as professoras e a equipe escolar tiveram momentos de diálogo, questionamentos, trocas, afeto, aprendizagem e passeios.

  


________________________
Diretora Edina Barbosa Muniz.



_______________________________________
Coordenadora Genira Monteiro dos Santos Lima.





 

Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting